Testes para Covid-19, tire suas dúvidas!

Testes para Covid-19, tire suas dúvidas!

Com a pandemia, assistimos a uma corrida de pesquisadores e laboratórios para criarem testes que detectem, com maior eficiência, o vírus da Covid-19 no organismo humano.

Hoje temos disponibilidade de vários testes para serem realizados. 

Por conta disso, várias dúvidas surgiram a respeito de qual teste seria mais adequado para o momento e a condição de cada pessoa, qual a precisão de cada um, as formas de coleta e preços.

A iSaúde oferece a você algumas destas respostas.

Se você quiser realizar o seu exame ou disponibilizá-lo a sua equipe de trabalho, informe-se a agende com a iSaúde pelos nossos canais de atendimento.


Teste RT-PCR

O teste Molecular RT-PCR é considerado o “padrão ouro” no diagnóstico da Covid-19.  É o que identifica o vírus no período que está ativo no organismo. Por isso, ele é fundamental para dar agilidade e precisão às decisões do paciente e dos profissionais da saúde quanto a conduta médica apropriada, seja o isolamento social, internação ou outros procedimentos.

A presença do vírus no organismo é obtida através da detecção do RNA (da molécula) do SARS-CoV-2 na amostra analisada. Em caso de resultado positivo, a suspeita de COVID-19 é confirmada.

Quando deve ser feito? Entre o 3º e 7º do aparecimento dos sintomas. 

Como é feita a coleta? A amostra é obtida pela secreção respiratória, utilizando SWAB (cotonete estéril) flexível

Em quanto tempo fica pronto o resultado? 3 dias da coleta

Quanto custa este exame pela iSaúde? R$ 275,00 em dinheiro. Consulte valores para cartão.


Teste de Sorologia – IgG e IgM

A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2, ou seja, o vírus da Covid-19.

Importante: o teste de sorologia realizado fora do período indicado pode resultar num resultado falso negativo. Nem todas as pessoas que têm infecção por SARS-COV-2  desenvolvem anticorpos detectáveis pelas metodologias disponíveis, principalmente aquelas que apresentam quadros com sintomas leves ou não apresentam nenhum sintoma. Desse modo, podem haver resultados negativos na sorologia mesmo em pessoas que tiveram COVID-19 confirmada por PCR.

Quando deve ser feito? A partir do 10º dia do sintoma, pois o organismo começa a produzir anticorpos após um período mínimo de exposição ao vírus

Como é feita a coleta? A partir da amostra de sangue

Em quanto tempo fica pronto o resultado? 3 dias da coleta

Quanto custa este exame pela iSaúde? R$ 250,00 em dinheiro. Consulte valores para cartão.