A Fibromialgia é uma condição de saúde crônica que causa dor generalizada e incapacitante, sem causas aparentes, além de fadiga, desânimo, distúrbios no sono, dores de cabeça constantes e até ansiedade e depressão.
Qual a Causa?
Ainda não está totalmente esclarecida. Pesquisadores apontam como principal hipótese uma alteração da percepção da sensação de dor, ou seja, na maneira como o cérebro interpreta e transmite os sinais da dor.
A maior incidência ocorre entre mulheres, na faixa dos 30 aos 60 anos de idade.
Quais os principais sintomas?
Normalmente, as pessoas têm dificuldade de definir quando e onde iniciaram as dores.
Como é feito o diagnóstico?
Não há um exame específico para diagnosticar a fibromialgia. O médico analisa clinicamente o paciente, considerando o seu histórico. Ele pode solicitar exames de imagem e laboratoriais para descartar outras doenças que possam estar causando sintomas semelhantes.
Qual especialidade médica diagnostica e trata a fibromialgia?
A reumatologia é especialidade que diagnostica e trata doenças que afetam os ossos, articulações, músculos e tecidos conectivos, incluindo a fibromialgia. No entanto, a abordagem pode ser multidisciplinar.
Tratamento
Os tratamentos têm como finalidade preservar o bem-estar e a qualidade de vida do paciente através do controle dos sintomas.
Podem ser prescritas terapias medicamentosas (analgésicos, relaxantes musculares e medicações para distúrbios do sono ou transtornos psicológicos), atendimento psicoterápico, prática de exercícios, adoção de um estilo de vida mais saudável, dentre outros cuidados.
Se você se identificou com os sintomas, agende sua consulta na especialidade de reumatologia. Na iSaúde, consultas e exames são de qualidade e +acessíveis para você.
Fonte: Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR)