Doenças respiratórias, mais um incômodo do inverno. Saiba quais são e os principais sintomas

Doenças respiratórias, mais um incômodo do inverno. Saiba quais são e os principais sintomas

Nem bem chega o frio e as pessoas já começam a tossir, sofrer com coriza, obstrução nasal ou dor de garganta.  Mas o que o frio tem a ver com as doenças respiratórias?  Primeiro, porque as pessoas tendem a ficar mais confinadas, sem ventilação o que facilita a transmissão de vírus e bactérias. No frio, as mucosas ficam menos eficazes e não filtram tão bem as impurezas. Mais pessoas têm secreção no nariz, aumentando a proliferação de vírus e bactérias. No caso das doenças alérgicas, as roupas e cobertores guardados desde o inverno passado concentram poeira e ácaros.

Lembre-se: só o médico pode diagnosticar e tratar doenças. Fique atento aos sintomas!


1 – Doenças respiratórias infecciosas

Contágio: ocorre pelo ar, com ingestão de gotículas de saliva ou de secreções vinda de espirros ou tosses de um contaminado.

– RESFRIADO (viral) – Causa obstrução nasal, coceira no nariz, espirros e mal estar.

– INFLUENZA (gripe viral) – Provoca os mesmos sintomas do resfriado, porém com febre, muito mal-estar e dores pelo corpo.

– SINUSITE (viral ou bacteriana) – É a inflação dos seios da face e traz coriza, secreção nasal, dores de cabeça e febre, tosse.

FARINGITE (viral ou bacteriana) – Causa dor de garganta, febre e até dor no ouvido.

– LARINGITE (viral) – Inflamação das cordas vocais, causando tosse seca e dor ao engolir e, em alguns casos, dificuldade para respirar.

AMIGDALITE (viral ou bacteriana) é causada por vírus ou bactéria. Trata-se de inflamação e/ou infecção nas amígdalas. É comum apresentar mau hálito, dores no corpo, febre, rouquidão e dor de garganta e presença de pus nas amígdalas.

PNEUMONIA (viral, bacteriana ou fúngica) – É a infecção dos pulmões e provoca febre alta, calafrios e tremores, suores intensos, secreção esverdeada e dor no peito.


2 – Doenças respiratórias alérgicas

Não são contagiosas

– RINITE – é a inflamação da mucosa nasal, causando espirros sucessivos, coriza, congestão nasal, coceira no nariz, olhos lacrimejantes e sensação de ouvido tapado.

– ASMA – É a inflamação nas vias aéreas (pulmões e brônquios). Causa falta de ar, dificuldade para inspirar, tosse, chiado e aperto no peito. Pode se desenvolver para pneumonia se não for tratada.


Se você sentir alguns destes sintomas, agende uma consulta na iSaúde. É só clicar em agendar consulta.