Fim de férias, retomada da rotina de estudos, horários e compromissos rigorosos. É o momento de prestar muita atenção na saúde física e emocional de nossas crianças e adolescentes.
Fique atento às revisões e aos cuidados médicos básicos, para que o seu filho possa começar com energia e uma excelente saúde a nova etapa escolar.
O Pediatra é o principal aliado dos pais para a saúde dos filhos. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda:
Mas outros profissionais podem ser consultados a qualquer sinal de alerta, são eles: oftalmologista, psicólogos, ortopedistas, nutricionistas, entre outros.
Na volta às aulas preste ATENÇÃO nestas orientações!
1- Olhos: escute as queixas de dificuldades de visão do seu filho. Marque uma consulta com o oftalmologista. Se for detectado qualquer problema de visão isso evitará que a criança tenha seu ritmo de aprendizagem prejudicado.
Recomendação: realize avaliações no primeiro ano de vida, aos 3 e 5 anos e, após esta idade, anual ou a cada 2 anos. Para aqueles que já usam óculos, é bom fazer a revisão para conferir se o grau mantém o mesmo, se as lentes estão riscadas ou as armações tortas.
2- Coluna x mochilas: preste a atenção no peso da mochila do seu filho para não sobrecarregar a coluna e provocar doenças futuras. Recomendações: não ultrapassar o limite de 10% do peso da criança ou optar por mochilas com rodinhas; escolha mochilas com divisórias internas, colocando livros e cadernos mais pesados na parte de trás, rente às costas; dê preferência a mochilas com duas alças largas e acolchoadas, para evitar pressão nos ombros e melhor distribuição da carga nas costas; uma tira transversal na região da cintura ajuda a distribuir melhor a carga.
3- Alimentação: agora que as aulas começaram, você terá que educar e vigiar a dieta do seu filho para que seja equilibrada. Ele necessitará de proteínas, mais vitaminas e alimentos ricos em potássio, já que aumentará a sua atividade mental.
Recomendação: evite alimentos industrializados nas lancheiras, dando sempre preferência para frutas e produtos saudáveis e naturais.
4- Sono: fique atento à qualidade do sono do seu filho. Não se trata somente de que a criança durma várias horas, mas também que a qualidade do sono seja boa. Se você notar que seu filho se desperta muito com frequência e que durante o dia ele sente muito sono, seguramente ele não esteja dormindo bem.
Recomendação: Crianças de 3 a 5 anos devem dormir pelo menos 10 a 13 horas e as de 6 a 13 anos pelo menos de 9 a 11 horas por dia.
5- Alergias: Lembre-se que as alergias podem aparecer a qualquer momento. Se você observar algum dos seus sintomas, consulte logo um médico.
Recomendação: Seu filho foi diagnosticado com alguma alergia alimentar? Avise a escola das suas restrições alimentares para levarem em conta na hora da merenda ou de apresentar o cardápio semanal.
6- Apoio emocional: para muitas crianças voltar às aulas é um momento de grande ansiedade e estresse. Converse bastante com seu filho, participe da escolha do material escolar, fale sobre as coisas positivas e os novos aprendizados. É o momento de valorizar a autoestima dele, apoiar e incentivar.
Recomendação: se você notar tristeza, isolamento, sintomas físicos de origem não especificada, pesadelos, etc procure um psicólogos para avaliar.
A saúde do seu filho é um bem! Fique atento a qualquer sinal de dificuldade ou desequilíbrio físico e emocional neste início da rotina de estudos. Quando precisar, a Clínica particular iSaúde oferece consultas e exames em especialidades variadas. O que nos diferencia? A qualidade no atendimento e os preços acessíveis.
Você está no nosso site! Clique em aqui para conhecer nossas especialidades.
Andradas 934 conj. 405, Centro Histórico, Porto Alegre
Fone (51) 3013-1110 | WhatsApp (51) 9266-1494
Horário de atendimento: 2ª a 6ª das 8h às 19h e sábado das 8h às 12h.
Referências bibliográficas:
– Revista Vida e Saúde
– Sociedade Brasileira de Pediatria
– Guia Infantil