COLESTEROL: Vilão ou Mocinho?

COLESTEROL: Vilão ou Mocinho?

Fonte de preocupação, causador de doenças e gerador de muitas dúvidas, o colesterol está sempre no topo da lista dos inimigos invisíveis. Para te ajudar a entender o que é o colesterol, quais os seus riscos e como prevenir produzimos um texto simples e objetivo. Esperamos te ajudar. Previna-se!

O colesterol é uma substância gordurosa importante para o nosso organismo. Ele está presente na formação das células, na produção de hormônios e da vitamina D, além dos ácidos que ajudam a digerir as gorduras.

Mas porque o colesterol leva a fama de vilão?

A resposta é que nós necessitamos apenas de uma pequena quantidade de colesterol no sangue, produzida quase que totalmente pelo fígado. Se a quantidade de colesterol for alta, mais do que necessária, este excedente acaba por se acumular nas paredes das artérias, aumentando o risco de problemas cardiovasculares, como infarto do miocárdio ou acidente vascular cerebral.

Qual é o colesterol bom e qual é o ruim?

Segundo o Cardiologista Rafael Munerato “Existem dois tipos de colesterol, o bom (HDL) e o ruim (LDL). O primeiro age ‘desentupindo’ os vasos. Já o segundo faz o oposto, pois com o passar do tempo ele acaba grudando nas paredes das artérias, o que pode no futuro causar uma obstrução”. Ou seja, em excesso, o colesterol se torna um fator de risco para a formação de placas que podem “entupir” as artérias, podendo se tornar um componente fatal para indivíduos com alta propensão a ter um infarto, ou seja, os tabagistas, sedentários, hipertensos e pessoas com mais de 50 anos de idade.

Importante alertar que o fator genético também é relevante.  Segundo o Dr. Bráulio Luna Filho, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (SOCESP), a predisposição à hipercolesterolemia  (alta concentração de colesterol no sangue) é transmitida geneticamente. Por este motivo, se você tiver parentes diretos que tenham sofrido problemas cardiovasculares, deve ficar atento e realizar exames preventivos, periodicamente.

Segundo o mesmo Médico, “Mesmo mantendo hábitos saudáveis, muitas vezes, a medicação é necessária. Nem por isso as pessoas devem descuidar da saúde. Uma alimentação balanceada é importante sempre e pode ser suficiente para controlar os níveis de colesterol, adiar o início da medicação, ou mesmo, reduzir as doses de medicamento”.

Pessoas magras também podem ter colesterol alto?

Sim. Embora mais comum nas pessoas acima do peso, o histórico familiar, a ingestão excessiva de alimentos gordurosos e doenças, como diabeteshipotireoidismo e síndrome de Cushing, também podem aumentar o colesterol no organismo, alerta a Dra Clláudia Cozer Kalil, Endocrinologista e Coordenadora do Núcleo de Obesidade e Transtornos Alimentares do Hospital Sírio-Libanês.

Quais alimentos são fontes de colesterol?

Alimentos de origem animal – carnes, leite e derivados, frutos do mar, gema de ovo, pele de frango, embutidos, entre outros.

Também está presente nos alimentos industrializados, ricos em gorduras saturadas, bolos, biscoitos recheados, chocolates, tortas, sorvetes cremosos e em alimentos vegetais, como coco, banha de coco e azeite de dendê.

Por isso, devemos nos preocupar com a ingestão exagerada de alimentos ricos em colesterol e gordura saturada. Busque substituir os alimentos ultraprocessados (os industrializados citados acima) por alimentos saudáveis.

A partir de qual idade devo fazer exames preventivos?

Os sintomas do colesterol alto são silenciosos. A recomendação é que a partir dos 35 anos os indivíduos façam exames laboratoriais anuais para acompanhar as taxas de colesterol a fim de analisar os resultados junto com outras informações clínicas que definem se um paciente é de baixo, médio ou alto risco para doenças cardiovasculares.

Por fim, a combinação de uma dieta balanceada com a prática de atividades físicas regulares e consultas médicas periódicas são as melhores formas de combater os altos níveis de colesterol e as doenças a ele associadas. Faça exames preventivos e tenha uma orientação individualizada do seu médico.

A iSaúde possui excelente equipe médica e de exames para cuidar da sua saúde. Agende sua consulta em nossos canais de atendimento.

Fontes de pesquisa:

https://drauziovarella.uol.com.br/cardiovascular/conheca-os-niveis-ideais-de-colesterol-no-sangue/
http://sociedades.cardiol.br/sc/publico/artigos/artigo-colesterol.asp
https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/mitos-verdades-sobre-colesterol-alimentacao.aspx